quinta-feira, 25 de maio de 2017

Entrevista com Mussa




O entrevistado do nosso blog é um artista completo. 
Simpático, talentoso e com uma voz encantadora...
Apresento a vocês o Mussa!

1 CC - Cantor, compositor, artista plástico, gosta de cozinhar... 
Conte pra nós quem é o Mussa.

Mussa - Eu sou atuante. Pra mim, tudo flui em música, movimento e cor. Quando eu pinto uma tela, gosto que as pinceladas apareçam, abuso do ritmo, gestual, cores que vibram em harmonia, contra-ponto etc. Quando escrevo uma música, gosto de pintar imagens na mente de quem vai ouvir. Imagino que as palavras são tinta. Quando estou na cozinha, eu nunca provo a comida, nem cozinho por receita. Faço tudo intuitivamente e vou misturando as cores e texturas. Tudo é uma coisa só: pintar, cozinhar, compor.

Quanto ao cantor que você mencionou, eu não me considero um bom intérprete. Gosto de imaginar que sou apenas um contador das histórias que escrevo. A histórias são mais importantes. Ou seja, a composição tá na frente do canto. 

2 CC - Como foi que o samba entrou na sua vida?

 Mussa- Foi meio sem querer. Quando era pequeno, não se escutava muita música na minha casa. Não era um hábito da minha família por parte de mãe, com a qual eu fui criado. A música que chegava, vinha pela TV, em programas como o Cassino do Chacrinha ou Som Brasil. Também não ouvíamos rádio. Tinha uma vitrola grande da década de 60 na sala que servia de aparador. Eu só fui me utilizar deste aparelho, quando cheguei na adolescência, consertei a agulha do toca-discos e comecei a comprar meus próprios LPs. Até então, eu só conhecia a capa dos discos da minha mãe e pirava nas artes do Elifas Andreato. Eu conheci a imagem, antes do som.

Aos quinze, resolvi que iria tocar bateria e arrumei um emprego de carteira assinada numa grande rede de lanchonetes. Economizei durante um ano para comprar o instrumento. Toquei dos quinze aos vinte anos, mas vendi a bateria quando entrei pra faculdade para comprar os livros e material que o curso pedia. Neste período, eu trabalhava de office boy numa gravadora para ajudar a pagar os estudos e sempre encontrava outro contínuo do trabalho num pagode da Rua da Quitanda, no centro da cidade. Ele me oferecia o pandeiro e dizia "você não é baterista?" Eu sempre me esquivava, mas gostava de vê-lo tocar. 

E assim, fui aprendendo o repertório e alguns instrumentos. Mas o samba que mudou minha vida, era organizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, Renatinho Partideiro, Ivan Milanez e outros bambas. Rolava na Lapa, muito antes de se falar em revitalização. Estes sambistas fizeram história ali, sustentando uma roda de samba todas as sextas-feiras embaixo dos arcos, fizesse chuva ou sol. 

Desta roda de samba, saiu o primeiro vagão do dia 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba. Neste pagode, eu vi Zé Keti, Deni de Lima, Beth Carvalho e tantos bambas. Ali, fiz muitas amizades e comecei a ser chamado pra frequentar muitos outros pagodes no subúrbio. Detalhe: antigamente a palavra "pagode" dizia respeito a uma reunião de sambistas e não ao estilo musical que conhecemos atualmente. Era quase uma maçonaria. Não tinha esse movimento que arrasta centenas, ou até milhares de pessoas em vários eventos espalhados pelo Rio de Janeiro. 

CC -Quais músicas são provocativas, inteligentes. Quais as suas inspirações na hora de compor? Tem um horário preferido para compor?

Mussa -Puxa.... Obrigado. Tudo me inspira a compor. A toda hora e a todo momento. Eu gostava muito de compor no trânsito, dirigindo, mas hoje em dia abdiquei do carro. Gosto de compor na praia também. Mas não tenho um momento especial. Tem vezes que eu procuro a música e tem horas que ela me procura e a gente sempre tá disponível um pro outro. É o nosso trato. rs

4 CC -Entre as suas composições, qual a favorita?
 Mussa-  A última. Sempre a última. rs A última canção sempre é a mais querida até a próxima pintar. 

5 CC -Quais são as maiores dificuldades de ser cantor em um país que não valoriza a cultura?

 Mussa - Espaço na mídia é a primeira coisa. Sabemos que artistas que não tem dinheiro, não tocam nas rádios e nem aparecem nos programas por conta do famoso "jabá" (dinheiro que se paga para aparecer na TV ou nas rádios). E muito menos, conseguem espaço nas grandes publicações de mídia impressa, pois não tem dinheiro pra pagar assessoria de imprensa. Sobra apenas a internet como meio de divulgação. E aí, é esperar que o seu trabalho viralize de alguma forma. Por isso, que este espaço aqui é muito importante para o músico independente. Mais uma vez, muito obrigado. 

6 CC - Paulista criado no Rio de Janeiro. Qual é seu lugar preferido na cidade maravilhosa?

Mussa -Costumo dizer, que eu sou neto de uma baiana, criado no Rio mas com alma cigana. Vim pro Rio com sete meses de nascido. Já morei em onze bairros do Rio de Janeiro: na zona sul, zona norte, baixada fluminense e zona oeste. 

Cada lugar tem sua peculiaridade. Gostei de todos os lugares onde morei. Mas Copacabana, onde moro atualmente, é um lugar especial. Já é a quinta vez que moro por aqui, sempre volto pra este lugar. Gosto de Copa, porque ela tem um pouco de subúrbio, com seu comércio frenético, camelôs na rua e suas placas de "compro ouro" e muito de cartão postal. Enfim, Copa é caótica, como o Rio de Janeiro, como o Brasil. Tô quase terminando uma música em homenagem ao bairro. 

7 CC -Sua voz é encantadora.Tem uma mistura do Jorge Aragão, Tim maia e, ao mesmo tempo, uma identidade vocal muito sua. Quais as suas principais influencias na música? 

Mussa -Mais uma vez, obrigado. 

Além desses dois que você citou, Martinho da Vila, Jackson da Pandeiro, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, O Rappa, João Nogueira, Aniceto do Império, Clementina, Roberto Ribeiro, Chico Science, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Bob Marley, Stromae, Salif Keita, Rokya Traoré, Bonga, Gonzagão e Gonzaguinha, Tom Zé, Caetano, Gil, Chico, João Bosco e Aldir Blanc, Tom e Vinícius, Jorge Benjor, Dorival Caymmi, Mestre Darcy do Jongo, João Gilberto, Clara Nunes, Elis, Cartola, Paulinho da Viola, Candeia, Led Zeppelin, Paco de Lucia, Imbraim Ferrer, música cigana, fado, flamenco, alguma coisa de funk e por aí vai. Escuto de tudo, mas não tudo. Só existem dois gêneros de música: a boa e a ruim. O que é bom pros meus ouvidos eu ouço e o que é ruim eu escuto. Acho que eu sou influenciado até pelo o que eu não gosto, pois de alguma forma é um caminho a não seguir que já te joga em outra direção. 

8 CC -Em 2009 você lançou seu primeiro CD; em 2013 o segundo. Conte um pouco da sua trajetória.

Mussa - Meu avô paterno era crooner de uma orquestra de jazz e tinha uma gráfica. Gravou um LP. Meu pai também era guitarrista, mas quando o meu avô sofreu um derrame, ele (meu pai) foi trabalhar direto na gráfica e acabou largando a música profissionalmente. Isso foi logo depois que eu nasci. Apesar de não ter sido criado pelo meu pai que vivia em SP e eu no Rio, o gérmen da música já estava em mim, acredito. Aos quinze comecei a tocar e compus minha primeira canção. Quando completei 19 eu tinha que escolher uma faculdade. Eu queria Belas Artes ou Música, mas por uma certa pressão da minha mãe, que não vislumbrava uma carreira artística pra mim, acabei cursando Desenho Industrial. 

Depois de formado, fui trabalhar em propaganda, onde fiquei por vinte anos ou mais. E levava a carreira de publicitário junto com a de artista plástico. Fiz algumas exposições importantes, individuais e coletivas. Sempre que podia, ía pros sambas, que era uma maneira de não abandonar a música e esporadicamente ía fazendo umas canções e jogando na gaveta. 

Em 2009 conheci um parceiro, Leandro Junnhyor, que topou gravar um CD comigo, que continha algumas destas músicas, entitulado Na Correnteza. Daí, a música me chamou com toda a força e eu pedi demissão do departamento de propaganda de uma grande rede de TV onde eu trabalhava há quase oito anos. Joguei tudo pro alto.

Dois anos depois, entre 2011 e 2013 gravei o álbum NAIF que já apontava para este caminho de mistura com o eletrônico, mpb, hip hop e outras influências. Agora, acabei de gravar o Mussa Samba Combo, meu mais novo trabalho. Em breve, farei um show de lançamento e uma exposição com telas com as temáticas das músicas do CD. Mas o álbum já está em todas as plataformas digitais: Deezer, Spotify, Youtube etc.
 
9 CC - Seu novo trabalho Mussa Samba Combo é uma deliciosa mistura. Achei criativo, não parei de ouvir. Como foi esse processo?

Mussa-Eu e o meu produtor musical, João Callado, começamos a produzir as bases pra este trabalho há um ano e meio atrás, em cima de algumas canções que eu selecionei. A primeira ideia, era fazer um show com músicas inéditas em cima dessas bases eletrônicas. 

Acabei mudando de ideia e quando estávamos com as nove bases prontas, chamamos os músicos que tinham a ver com o trabalho e acabamos gravando. Toda a concepção se estabeleceu nestas bases, elas foram o esqueleto das canções. Tudo partiu delas. O processo durou cerca de um ano e meio. Tudo era discutido, curtido, elaborado com muito cuidado e parcimônia. (Tive que administrar minha ansiedade). Minha mulher que viu muitas das músicas nascendo neste processo, também opinou bastante sobre os arranjos, coro e outras ideias. Enfim, foi um trabalho construído com muitas mãos. 

10 CC - Pra finalizar: Qual a sua música favorita?

Mussa - Eu não consigo ter uma música favorita. Mas posso dizer que as músicas dolentes me conquistam. Eu gosto muito de compor em tom menor, que para alguns traz uma sensação de tristeza. Mas não acho que as minhas músicas sejam tristes. Teve uma fase que eu escutava Insensatez do Tom insistentemente, Madrugada do Zé Keti, Refén da Solidão, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, Samba e Amor do Chico e por aí vai. É tanta coisa linda que já foi feita que eu realmente não consigo escolher. Mas o que posso dizer é quando me apaixono por uma canção, eu ouço incansavelmente todas as versões que já foram gravadas. Comparo interpretações etc. 

Pra conhecer o trabalho do Mussa acesse; www.mussa.com.br
E se quiser curtir o cantor ao vivo, anote na agenda;

Onde: Solar de Botafogo
Rua General Polidoro, 180- Botafogo
Quando: 16/07/2017
Horário: 20:00
Valor: R$ 60 ( Inteira )
            R$ 30 ( Meia)
* Amigo solidário, levando 1 kg de alimento não perecível paga R$30

Um comentário:

  1. Mussa é um orgulho para nós Sambistas compositores independentes, pois ele é guerreiro corre atrás e realiza seus projetos sempre com muito suor e amor....

    ResponderExcluir